home | comunicação | eventos

Eventos

Sessão de Divulgação - Defesa da Floresta Contra Incêndios - da prevenção à primeira intervenção

15 de Maio de 2014 pelas 9h30 no Observatório do Sobreiro e da Cortiça em Coruche

Os incêndios florestais mantêm-se como um dos maiores flagelos que anualmente assolam a floresta portuguesa, sendo reconhecida por todos, a necessidade de centrar os investimentos ao nível da prevenção, de modo a diminuir o risco e apoiar o combate em caso de incêndio florestal.

Complementarmente ao Plano Operacional de Prevenção (POP) de fogos florestais que implementa desde 2004, a APFC deu início em 2009 à criação de 5 Zonas de Intervenção Florestal (ZIF) com uma área total 154.413 ha, delineando ações em que a Defesa da Floresta Contra Incêndios é a principal prioridade de gestão.

Nesse âmbito, foi delineada à escala das ZIF uma rede de Faixas Estratégicas de Gestão de Combustível que têm como objetivo aumentar a resiliência do espaço florestal aos incêndios e atenuar a sua propagação. Esta rede foi integrada num projeto PRODER, que em caso de aprovação assegura o seu financiamento.

Em 2014 demos início aos trabalhos, tendo-se procedido à gestão experimental de combustíveis em 6 locais que representam as principais situações que se encontram na região: montado, pinhal, eucaliptal, galerias ripícolas, zonas declivosas e berma das estradas.

Convidamo-lo a estar presente na Sessão de Divulgação com o tema Defesa da Floresta Contra Incêndios - da prevenção à primeira intervenção, que inclui: a apresentação das Faixas de Gestão de Combustível e a divulgação do POP 2014.

Para inscrições contacte a APFC: 243617473 ou envie um e-mail com os seus dados para [email protected]

Consulte o programa em anexo