home | comunicação | destaques

Destaques

Enxertia de Pinheiro Manso - campanha 2018

 

Aproxima-se a época de enxertia do pinheiro manso. 

A APFC é produtora de garfos para enxertia na categoria de certificados.

Se pretende adquirir garfos para enxertia de pinheiro manso faça já a sua encomenda para apfc@apfc.pt ou para o 243617473. Para podermos garantir a disponibilidade recomendamos a encomenda com pelo menos 2 dias de antecedência. 

A Enxertia de pinheiro manso é uma técnica de propagação vegetativa que permite melhorar, aumentar e antecipar a produção de pinhas. A época para realizar a enxertia dos pinheiros mansos depende das condições climatéricas do ano, e normalmente decorre entre o final de Abril e meados de Maio.

Deve realizar-se entre os 3 e os 5 anos após plantação ou, no caso de regeneração natural, até os pinheiros atingirem cerca de 1,5 m de altura.

A APFC tem inscrito no Catálogo Nacional de Materiais de Base (CNMB) um parque clonal de pinheiro manso produtor de Materiais Florestais de Reprodução (MFR) na categoria de Selecionado, cujo objectivo é a produção e comercialização de garfos para enxertia. As árvores produtoras de garfos deste povoamento são provenientes de outras também inscritas no CNMB e classificadas como árvores "plus", ou seja árvores boas produtoras de pinhão tanto em quantidade como em qualidade.

O sucesso da sua enxertia depende do seu correto planeamento e execução. Deixamos aqui algumas recomendações:

1. Verifique a origem dos garfos (os garfos têm de ser acompanhados de um documento de fornecedor, para confirmar a origem e a inscrição no Catálogo Nacional de Materiais de Base);
2. Não faça enxertias com material que tenha sido colhido há mais de 48 horas;
3. Retire atempadamente os sacos de papel;
4. Garanta folga no saco de plástico para evitar enrolamentos;
5. Inicie as desramações no prazo de 1 ano após a enxertia.

 

Para mais informações, contacte a APFC.