home | comunicação | destaques

Destaques

Período de Colheita das Pinhas alargado até 15 de Abril

 

Foi publicado a 4 de abril o Despacho 3339/2018, que alarga, excecionalmente em 2018, o período de colheita da pinha, terminando a 15 de abril de 2018.

O alagamento do prazo deve-se às condições climatéricas verificadas no último mês, que impediram a colheita da totalidade das pinhas até ao prazo estipulado.

“Considerando que as condições climatéricas verificadas no período final da atual campanha de colheita de pinhas, caracterizadas por períodos prolongados de chuva e vento fortes, têm sido adversas ao regular desenvolvimento dos trabalhos de colheita, estando por esse motivo atrasadas as atividades de colheita de pinha e não sendo suficiente o período ainda disponível até final da campanha de colheita para que se proceda à apanha de toda a produção.

Considerando, ainda, que o atraso verificado na campanha de colheita de pinhas, não sendo o período da colheita alargado, é suscetível de gerar consideráveis prejuízos aos agentes da fileira do pinheiro-manso, que se justifica minimizar, mostram-se reunidas as condições legais necessárias para proceder à alteração do período de colheita, na primavera do corrente ano de 2018.”

Consulte aqui o despacho:Despacho 3339/2018.