home | comunicação | destaques

Destaques

Norma FSC de Gestão Florestal para Portugal - em Consulta pública de 12 de Outubro até 12 de Novembro

 

Encontra-se em Consulta Pública a Norma FSC de Gestão Florestal para Portugal. Esta norma que se encontra em reformulação, é a Norma Nacional de certificação pela qual os membros do Grupo APFCertifica são auditados. A opinião de todos os interlocutores na certificação é importante.

Siga as instruções do FSC Portugal para dar a sua contribuição:

Em Fevereiro de 2012, os novos Princípios e Critérios (P&C) FSC (V5-1) de gestão florestal responsável foram aprovados pelos Membros do FSC Internacional. Essa aprovação criou a necessidade de todas as Normas Nacionais FSC serem revistas de forma a cumprir com os novos requisitos. Para que essa revisão fosse feita de forma harmonizada no mundo inteiro, o FSC Internacional, novamente a pedido dos seus Membros, iniciou um processo para desenvolver um conjunto de Indicadores Genéricos Internacionais, que foi completado em Março de 2015, com a aprovação da Norma FSC-STD-60-004 International Generic Indicators (IGI).

O FSC Portugal, seguindo as orientações do FSC Internacional, acompanhou o processo de desenvolvimento dos Indicadores Genéricos Internacionais ao longo de 2013 e 2014 e, no princípio de 2015, iniciou o processo de transferência da Norma FSC de Gestão Florestal para Portugal para os novos P&C, usando a versão final dos IGI, que entretanto veio a ser aprovada pela Direcção do FSC Internacional.

Os trabalhos, que decorreram no seio da CT 145, abordaram os 10 Princípios em reuniões separadas, das quais resultaram 10 ficheiros bilingues e alguns documentos de suporte adicional, que se encontram disponíveis, se solicitados. Os resultados foram parcialmente apresentados nas reuniões plenárias da CT 145 (10 de Fevereiro, 7 de Abril e 22 de Setembro).

O documento abaixo constitui o draft 1.0, que resulta da compilação dos resultados das várias sessões de trabalho, tendo-se acrescentado os Meios de Verificação (baseados na gap analysis com a Norma em vigor).

Para que os comentários enviados sejam formalmente considerados, os seguintes aspectos devem ser cumpridos:

  • Preencher o formulário no link abaixo;
  • Indicar o nome, detalhes de contacto e a capacidade em que estão a comentar;
  • Enviar para o e-mail v.santos@pt.fsc.org ou para a morada Rua Mestre Lima de Freitas, n.º 1 1549-012 Lisboa até ao dia 12 de Novembro.


Norma em Consulta - Clique AQUI.